O MacBook Air M1 é o mais antigo e também mais barato notebook da Apple vendido atualmente. O MacBook Air M2 é um modelo intermediário que se destaca pelo custo-benefício. Para quem está disposto a investir muito, o topo de linha atual é o MacBook Pro M3 Max.
O MacBook é o sonho de consumo de muitos profissionais e gamers, especialmente por ser um ícone do mercado premium de notebooks.
Não são a melhor escolha em termos de custo-benefício, mas são produtos de altíssima qualidade capazes de entregar uma experiência superior — para quem está disposto a pagar por isso.
Já conversamos aqui no blog sobre a questão de valer a pena ou não investir em um MacBook. Neste artigo, o objetivo é levantar os principais atributos e limitações dos modelos comercializados no Brasil.
Afinal, qual é o melhor MacBook para comprar? Hora de conhecer cada um deles!
MacBook Air M1
O chip M1 é o primeiro da série de chips personalizados da Apple baseados na arquitetura ARM para seus computadores e tablets.
O M1 apresenta algumas limitações, como a conectividade restrita a apenas duas portas USB-C/Thunderbolt, que pode exigir o uso de adaptadores. Além disso, ele é incompatível com GPUs externas, o que restringe sua capacidade para tarefas gráficas mais pesadas.
Outros pontos incluem problemas de compatibilidade de softwares antigos otimizados para Intel e a impossibilidade de upgrades, já que a memória e o armazenamento são soldados.
Mais antigo, é também o modelo com preço mais em conta para quem não precisa de tanto desempenho e deseja ter uma experiência Apple.
Acesse o anúncio para conferir preço, especificações e avaliações:
Principais atributos:
- bateria: até 18 horas de autonomia;
- CPU: 8 núcleos;
- GPU: até 8 núcleos (gráficos até 5 vezes mais rápidos);
- Neural Engine: 16 núcleos para aprendizado automático avançado.
MacBook Air M2
O chip M2 é a segunda geração de processadores personalizados da Apple, projetado para melhorar o desempenho e a eficiência dos dispositivos da Apple.
É um notebook superior ao M1 em termos de processamento, conectividade e design, mas alguns clientes reclamam do seu aquecimento.
A inclusão da porta MagSafe facilita o carregamento sem ocupar as entradas Thunderbolt, e sua bateria de longa duração (até 18 horas) é um diferencial. A tela é também maior e mais brilhante e sua configuração pode ser expandida até 24GB de RAM e até 2 TB de armazenamento.
Podemos dizer que o MacBook Air M2 é o melhor MacBook em termos de custo-benefício.
Acesse o anúncio para conferir preço, especificações e avaliações:
Principais atributos:
- design superfino: pesa apenas 1,24 kg e é fácil de transportar;
- tela Liquid Retina de 13,6 polegadas: mais de 500 nits, ampla tonalidade de cores e suporte para um bilhão de cores para imagens vibrantes e detalhadas;
- bateria de longa duração: até 18 horas de autonomia;
- CPU: 8 núcleos de última geração;
- GPU: Até 10 núcleos;
- memória: até 24 GB de memória unificada.
MacBook Air M3
O chip M3 é o modelo padrão atual dos MacBooks Air com desempenho até 35% superior ao CPU do M1, de acordo com a Apple, além de melhorias na visualização de jogos e serviços de streaming.
Infelizmente, assim como o M1, o M3 não permite upgrades de RAM ou armazenamento, exigindo planejamento ao comprar. Em situações de uso mais intenso, como renderizações, o sistema pode aquecer bastante.
Ainda assim, o modelo se destaca por trazer suporte ao Wi-Fi 6E, uma tela Liquid Retina de alta qualidade com brilho de 500 nits e ampla gama de cores, além de um design leve e portátil.
Acesse o anúncio para conferir preço, especificações e avaliações:
Principais atributos:
- design superfino: superleve e fino (cerca de 11 mm de espessura);
- CPU: 8 núcleos de última geração;
- GPU: até 10 núcleos para desempenho gráfico superior;
- bateria de longa duração: até 18 horas de autonomia;
- tela Liquid Retina de 13,6 ou 15,3 polegadas: mais de 500 nits, ampla tonalidade de cores e suporte para um bilhão de cores para imagens vibrantes e detalhadas;
- compatibilidade com apps de terceiros: apps populares, como Microsoft 365 e Adobe Creative Cloud, são executados com alta velocidade no macOS.
MacBook Pro M3
Os MacBooks com chip M3 Pro e Pro MAX são projetados para usuários profissionais que necessitam de alto desempenho, grande capacidade de armazenamento e autonomia prolongada, oferecendo uma experiência de trabalho e entretenimento de alto nível em qualquer ambiente.
A tela Liquid Retina XDR é impressionante, com excelente brilho, cores precisas e suporte ao ProMotion. A duração da bateria é outro diferencial, garantindo mais de um dia de uso leve. Além disso, o design térmico eficiente evita aquecimentos excessivos, enquanto a qualidade de construção, câmera e som é líder no setor.
Embora o desempenho seja robusto, o preço elevado e a impossibilidade de upgrades (com RAM e SSD soldados) são limitações a considerar. Além disso o teclado tem pouco curso, o que pode causar desconforto em longas digitações, e a ausência de portas como USB-A exige o uso de adaptadores.
Acesse o anúncio para conferir preço, especificações e avaliações:
Principais atributos:
- CPU: 8 núcleos de última geração;
- GPU: 10 núcleos com traçado de raios acelerado por hardware para edição de fotos e vídeos 4K;
- bateria de longa duração: até 22 horas de autonomia;
- memória: até 24 GB de memória unificada;
- armazenamento: SSD ultrarrápido de até 2 TB para abrir aplicativos e arquivos instantaneamente;
- tela Liquid Retina XDR3 de 14,2 Polegadas: Extreme Dynamic Range com 1.000 nits de brilho para conteúdo HDR, até 600 nits de brilho para conteúdo SDR e diversos modos de imagem profissionais;
- compatibilidade com apps profissionais: Adobe Creative Cloud, Xcode da Apple, Microsoft 365, Medivis SurgicalAR e vários outros aplicativos de alta demanda.
MacBook Pro M3 Max
O MacBook Pro Max da Apple é o topo de linha do momento com configuração e desempenho absurdos. Uma verdadeira ferramenta de trabalho requintada para atender os usuários mais exigentes.
É uma máquina extremamente poderosa, projetada para tarefas intensivas como edição de vídeo 8K, modelagem 3D e machine learning. Equipado com até 16 núcleos de CPU e 40 núcleos de GPU, ele oferece desempenho gráfico incomparável.
A tela Liquid Retina XDR é um destaque, com brilho excepcional, cores precisas e taxa de atualização ProMotion de 120 Hz. Além disso, a bateria continua impressionante, proporcionando longa duração mesmo em tarefas exigentes, e o design térmico mantém o notebook silencioso e fresco, mesmo em tarefas pesadas.
O principal ponto negativo, claro, é o preço: o MacBook Pro Max custa em torno de R$28.000,00! É isso mesmo, quase trinta mil reais! Um investimento e tanto, mas que te permite ter em mãos um dos melhores computadores do planeta.
Acesse o anúncio para conferir preço, especificações e avaliações:
Principais atributos:
- CPU: até 12 núcleos de última geração;
- GPU: até 18 núcleos com traçado de raios acelerado por hardware para gráficos avançados;
- bateria de longa duração: até 18 horas de autonomia;
- memória: até 128 GB;
- armazenamento: até 8 TB de SSD ultrarrápido;
- tela Liquid Retina XDR3 de 14,2 ou 16,2 polegadas: Extreme Dynamic Range com 1.000 nits de brilho para conteúdo HDR, até 600 nits de brilho para conteúdo SDR e diversos modos de imagem profissionais;
- compatibilidade com apps profissionais: Adobe Creative Cloud, Xcode da Apple, Microsoft 365, Medivis SurgicalAR e vários outros aplicativos de alta demanda.
Resumindo, o MacBook Air M1 é o mais antigo e também o mais barato notebook da Apple vendido atualmente. O MacBook Air M2 é é o melhor em termos de custo-benefício. O MacBook Pro M3 Max é o topo de linha atualmente, considerado um dos melhores notebooks do planeta, mas cobra caro por isso.
Quer conferir outros produtos da marca? Acesse a loja oficial da Apple na Amazon!
E para quem chegou só por curiosidade, pode se interessar mais por esta lista aqui: Notebook bom e barato para estudar ou trabalhar: os 10 melhores de 2024, segundo os clientes da Amazon
Gestor de conteúdo, redator profissional e especialista em SEO (Otimização para Motores de Busca). Há 7 anos, atuando em home office.