A tendinite é um quadro muito comum em pessoas que utilizam o computador por muitas horas, especialmente entre aquelas que trabalham com digitação ou usam o mouse de maneira severa, como gamers e designers.
A tendinite é uma inflamação nos tendões, geralmente causada por movimentos repetitivos e postura inadequada.
É um tipo de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) particularmente comum em quem trabalha longas horas no computador.
A boa notícia é que com algumas medidas preventivas simples, é possível evitar a tendinite e outras lesões no curto e longo prazo. Acompanhe a leitura!
- O que é tendinite?
- Usar teclado e mouse pode causar tendinite?
- Quais são os sintomas de tendinite?
- Como prevenir tendinite ao usar o computador?
- 5 equipamentos ergonômicos para evitar tendinite ao usar o computador
O que é tendinite?
A tendinite é a inflamação ou irritação de um tendão, que é a estrutura fibrosa que conecta os músculos aos ossos.
Os tendões são responsáveis por transmitir a força gerada pelos músculos para os ossos, permitindo o movimento das articulações.
Quando esses tendões são submetidos a esforço excessivo ou repetitivo, podem ficar inflamados, resultando em dor, inchaço e sensibilidade na área afetada.
Usar teclado e mouse pode causar tendinite?
Pessoas que passam longas horas usando teclado e mouse estão particularmente propensas a desenvolver tendinite devido a vários fatores. Os principais deles são apresentados a seguir.
Movimentos repetitivos
A ação contínua de digitar, especialmente em alta velocidade e por longos períodos, exige repetição constante dos mesmos movimentos dos dedos e pulsos.
Da mesma forma, mover o mouse repetidamente pode causar tensão nos tendões do pulso e do antebraço.
Postura inadequada
Manter os pulsos em uma posição não neutra (flexionados ou estendidos) enquanto digita ou usa o mouse aumenta a tensão nos tendões.
Além disso, quando os braços ficam levantados ou afastados do corpo por muito tempo, a carga sobre os tendões dos ombros e pescoço também aumenta.
Uso contínuo, sem pausas
Trabalhar por longos períodos sem pausas impede que os músculos e tendões descansem, levando à sobrecarga, à inflamação e até lesões.
Força excessiva
Digitar com muita força aumenta a pressão nos tendões dos dedos e pulsos, assim como pressionar o botão do mouse com força repetidamente (típico dos gamers) também pode causar tensão nos tendões.
Equipamento inadequado
Teclados e mouses que não são projetados ergonomicamente podem forçar os usuários a manter posturas prejudiciais ou realizar esforços desnecessários.
A carência de ergonomia no ambiente de trabalho é a causa principal de tendinite e outras lesões ao trabalhar com o computador.
Quais são os sintomas de tendinite?
Os sintomas mais comuns de tendinite são:
- dor no tendão afetado, especialmente ao movimentar a região;
- sensibilidade e inchaço na área do tendão;
- sensação de calor ou vermelhidão na área afetada;
- dificuldade em mover a articulação envolvida.
Diante desses sintomas, é recomendável fazer uma pausa no uso dos equipamentos ou pelo menos reduzir significativamente o seu uso.
Em casos simples, o descanso é suficiente, mas deve ser precedido de outras medidas de ergonomia para prevenir o retorno do problema.
Quando esse tipo de incômodo é frequente ou não passa, é fundamental consultar um médico. Não se automedique, nem se aventure em soluções caseiras, sem orientação profissional.
Como prevenir tendinite ao usar o computador?
Para evitar a tendinite ao trabalhar com teclado e mouse, considere as seguintes medidas preventivas.
Ajuste a sua postura:
- ajuste a altura da cadeira e da mesa para que seus cotovelos fiquem em um ângulo de 90 graus ao usar o teclado e o mouse;
- mantenha uma postura ereta e relaxada, com os pés apoiados no chão;
- evite inclinar-se para frente ou para trás por longos períodos.
Faça pausas regulares:
- faça pausas curtas a cada 30-60 minutos para alongar e relaxar os músculos e tendões;
- durante as pausas, faça exercícios de alongamento para os pulsos, dedos e antebraços.
Confira a Cartilha de Orientações Ergonômicas para o Trabalho Remoto, disponibilizada pelo Ministério da Saúde. Nela você encontra vários exercícios explicados passo a passo e com ilustrações!
Invista em equipamentos ergonômicos:
- adapte o seu escritório na empresa ou em sua casa para torná-lo seguro e confortável;
- utilize teclados, mouses e outros equipamentos ergonômicos, que te ajudam a manter uma postura adequada.
5 equipamentos ergonômicos para evitar tendinite ao usar o computador
Para fechar, algumas dicas de produtos que podem contribuir com a ergonomia no seu ambiente de trabalho e prevenir tendinite e outras lesões. Confira!
1. Suporte para notebook
Usar o notebook na mesa ao longo dos dias pode ser muito prejudicial, especialmente para quem trabalha com digitação. Além de manter o seu pescoço inclinado inadequadamente, a bandeja do teclado não oferece um bom apoio para os pulsos, favorecendo tendinite e outros problemas.
2. Mouse ergonômico
Na sequência, temos também o mouse ergonômico, uma solução, à princípio estranha, mas que pode reduzir significativamente o desconforto, especialmente o de quem usa muito o mouse no trabalho, como designers ou editores de vídeo.
3. Teclado ergonômico
Assim como o mouse, há também teclados diferenciados, desenvolvidos com foco em ergonomia. Além da proposta, chamam a atenção pelo design diferenciado.
4. Apoio de pulso
Um alternativa barata para quem não quer ou não pode investir em um mouse ou um teclado especial são os apoios de pulso. Eles ajudam a reduzir a tensão sobre a região e a manter seus pulsos alinhados.
5. Cadeira com apoio de braço
Por fim, sempre use cadeiras com apoio de braço para garantir uma boa sustentação. Lembre-se também que para uma boa postura ergonômica, o apoio de braço deve estar regulado na altura da sua mesa.
Se você já tem uma cadeira e não pretende investir em outra no momento, há alternativas interessantes, como o extensor de mesa para antebraço.
Há também casos em que o apoio de braço da cadeira é muito rígido e desconfortável. Para isso, a solução é a famosa almofadinha.
Concluindo, a tendinite é uma condição dolorosa e debilitante que pode afetar seriamente a produtividade e a qualidade de vida de quem trabalha longas horas no computador.
No entanto, com a adoção de práticas ergonômicas adequadas, pausas regulares e exercícios de fortalecimento, é possível prevenir a tendinite e outras lesões, mantendo uma rotina de trabalho saudável e eficiente.
Não deixe de conferir o nosso guia completo sobre ergonomia no home office!
Gestor de conteúdo, redator profissional e especialista em SEO (Otimização para Motores de Busca). Há 7 anos, atuando em home office.